Por que dormimos?
O sono é essencial para a saúde, para o bom funcionamento mental e emocional e é uma questão de segurança. Os problemas de sono aumentam o stress e reduzem a produtividade. A falta de sono dificulta a capacidade de desempenhar tarefas relacionadas com a memória, a aprendizagem e o raciocínio lógico. A falta de sono é também apontada como uma das causas do absentismo. Não dormir o suficiente pode também ser extremamente perigoso, causando acidentes graves ou mesmo fatais.Por quanto tempo devemos dormir?
A necessidade de dormir é muito variável. Em regra, a maioria dos adultos saudáveis precisa de dormir uma média de oito horas por noite. No entanto, há indivíduos que se sentem frescos e retemperados ao fim de apenas seis horas de sono. Outros não conseguem funcionar se não dormirem dez horas. E, ao contrário do que se julga, a necessidade de dormir não diminui nos idosos.
Todo sono é igual?
Durante as horas que passa a dormir muitas coisas acontecem. Existe uma “arquitetura do sono”, termo utilizado para designar um padrão de alternância entre o sono REM (movimento rápido do olho) e o sono não -REM. O sono REM, durante o qual sonhamos, caracteriza-se por um elevado nível de actividade física e mental. Com efeito, o ritmo cardíaco, a tensão arterial e a respiração são semelhantes aos que se verificam nos períodos de vigília. O melhor sono é aquele que contém as doses certas de sono REM e de sono não-REM.
E quem dorme mal?
Praticamente todas as pessoas passam, pelo menos, uma noite em branco de vez em quando. Contudo, certos indivíduos são mais vulneráveis do que outros: pessoas que viajam muito; pessoas que têm graves problemas de stress, depressão ou dor crônica; indivíduos com horários de trabalho sobrecarregados, que trabalham por turnos ou têm vários empregos ao mesmo tempo; pessoas em que o fator idade é acrescido de problemas de saúde, dores e toma de medicamentos; os adolescentes que se habituam a adormecer de madrugada, sentindo depois maior dificuldade em levantar-se de manhã; pessoas com excesso de peso, com maior risco de sofrer de roncopatia ou apneia do sono.
Como dormir melhor .
Pode parecer bobagem, mas alguns conselhos básicos podem ajudar você a ter um sono perfeito. O neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono da Unifesp, dá dicas simples de como espantar a insônia:
1- Antes de ir para o quarto, é fundamental aplacar as ansiedades do dia a dia. Não vá para a cama assim que chegar do trabalho. Primeiro tome um banho morno, procure relaxar, para só então ir se deitar.








10- Tenha o tempo de sono ideal. Procure dormir, ao menos, sete horas por noite.
Dica do dia Colchão Terapêutico
Tratamento Magnético e
Tratamento Duplo Infravermelho Longo
Espuma Viscoelástica (NASA) +
Espuma HR - Hiper Resiliente (TOP)
Tecido Viscose de Bambu + Fibra Siliconizada
Preferência: Top de Linha! Maior Altura!
Opções: Molas ou Espuma + Conforto
Opcional: Massagem e Terapia Quântica
Também na versão anti-refluxo
Saiba Mais: www.colchaoterapeutico.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário