segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Os benefícios do bom sono!

Por que dormimos?
O sono é essencial para a saúde, para o bom funcionamento mental e emocional e é uma questão de segurança. Os problemas de sono aumentam o stress e reduzem a produtividade. A falta de sono dificulta a capacidade de desempenhar tarefas relacionadas com a memória, a aprendizagem e o raciocínio lógico. A falta de sono é também apontada como uma das causas do absentismo. Não dormir o suficiente pode também ser extremamente perigoso, causando acidentes graves ou mesmo fatais.

Por quanto tempo devemos dormir?
A necessidade de dormir é muito variável. Em regra, a maioria dos adultos saudáveis precisa de dormir uma média de oito horas por noite. No entanto, há indivíduos que se sentem frescos e retemperados ao fim de apenas seis horas de sono. Outros não conseguem funcionar se não dormirem dez horas. E, ao contrário do que se julga, a necessidade de dormir não diminui nos idosos.

Todo sono é igual?
Durante as horas que passa a dormir muitas coisas acontecem. Existe uma “arquitetura do sono”, termo utilizado para designar um padrão de alternância entre o sono REM (movimento rápido do olho) e o sono não -REM. O sono REM, durante o qual sonhamos, caracteriza-se por um elevado nível de actividade física e mental. Com efeito, o ritmo cardíaco, a tensão arterial e a respiração são semelhantes aos que se verificam nos períodos de vigília. O melhor sono é aquele que contém as doses certas de sono REM e de sono não-REM.

E quem dorme mal?
Praticamente todas as pessoas passam, pelo menos, uma noite em branco de vez em quando. Contudo, certos indivíduos são mais vulneráveis do que outros: pessoas que viajam muito; pessoas que têm graves problemas de stress, depressão ou dor crônica; indivíduos com horários de trabalho sobrecarregados, que trabalham por turnos ou têm vários empregos ao mesmo tempo; pessoas em que o fator idade é acrescido de problemas de saúde, dores e toma de medicamentos; os adolescentes que se habituam a adormecer de madrugada, sentindo depois maior dificuldade em levantar-se de manhã; pessoas com excesso de peso, com maior risco de sofrer de roncopatia ou apneia do sono.
Como dormir melhor .
  
 10 Dicas para dormir bem

Pode parecer bobagem, mas alguns conselhos básicos podem ajudar você a ter um sono perfeito. O neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono da Unifesp, dá dicas simples de como espantar a insônia:

1- Antes de ir para o quarto, é fundamental aplacar as ansiedades do dia a dia. Não vá para a cama assim que chegar do trabalho. Primeiro tome um banho morno, procure relaxar, para só então ir se deitar.
Desligar a TV - Getty Images2- Desligar a TV e o computador é um método bastante eficaz. A luz desses aparelhos atrasa a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir.
Exercícios físicos - Getty Images3- Exercícios físicos devem ser feitos até quatro horas antes de ir dormir, ou o corpo ainda estará agitado. Na cama só vale o sexo que, aliás, é ótima para relaxar.
Chá para pegar no sono - Getty Images4- Um chá também ajuda, porém, é preciso escolher as ervas certas.Nada de tomar chá preto ou verde, ricos em cafeína, que é estimulante. Infusões de melissa e camomila induzem ao sono e ainda melhoram a sua qualidade.
Coma pouco à noite - Getty Images5- Coma pouco à noite. Faça uma refeição leve, usando, por exemplo, aspargos, palmito, arroz, batata, aveia e soja. Tomar sopas com esses ingredientes é uma excelente pedida, principalmente nas noites mais frias.
Proteínas de noite - Getty Images6- Aquele bife suculento jamais deve ser comido à noite, porque a proteína que compõe esse alimento ativa o sistema nervoso simpático, responsável, entre outras funções, por deixar seu corpo em estado de alerta, favorecendo, assim, maior descarga de adrenalina.
Ritual para dormir - Getty Images7- Siga um ritual interessante. Depois do banho morninho, acenda uma lâmpada azul e pingue algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro. Essa técnica acalma os pensamentos, relaxa o corpo e induz a um sono melhor.
Copo de leite - Getty Images8- Um copo de leite morno também ajuda a encontrar o caminho para um sono tranquilo, porque o alimento possui (em concentração não muito grande, é verdade), o triptofano, que é um precursor de serotonina, outro neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo.
Cuidado com o álcool - Getty Images9- Cuidado com o álcool. Não se engane com aquela relaxadinha gostosa que o álcool oferece, porque, após alguns goles, essa substância pode afrouxar estruturas da região da faringe comprometendo a respiração. O resultado é o insuportável ronco, que prejudica as fases do sono, ou o efeito rebote, que é quando a pessoa acorda várias vezes no meio da noite.
tempo de sono ideal - Getty Images
10- Tenha o tempo de sono ideal. Procure dormir, ao menos, sete horas por noite.
 
 
 
Dica do dia Colchão Terapêutico
 
 
 
Tratamento Magnético e
Tratamento Duplo Infravermelho Longo
Espuma Viscoelástica (NASA) +
Espuma HR - Hiper Resiliente (TOP)
Tecido Viscose de Bambu + Fibra Siliconizada
Preferência: Top de Linha! Maior Altura!
Opções: Molas ou Espuma + Conforto
Opcional: Massagem e Terapia Quântica
Também na versão anti-refluxo

 
 
 
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário